Tradição e inovação marcam o Arraiá Municipal 2023 de Amarante do Maranhão

Entre os dias 23 a 25 de junho no Centro de Esporte e Lazer, a Prefeitura Municipal realizou através da Secretaria de Cultura, a edição 2023 do Arraiá Municipal, com o tema: Raízes Amarantinas. Foram três dias com apresentações de quadrilhas tradicionais e estilizadas, grupos de xaxado, além de atrações juninas de municípios vizinhos. A inovação dessa edição foi a competição de quebradeiras de coco. Do lado de fora do Centro de Esporte e Lazer, o público desfrutou de muitas comidas típicas e shows com cantores locais e regionais.

O prefeito municipal, Vanderly Gomes, prestigiou o Arraiá , e se disse encantado com as apresentações que contemplou. O gestor ainda destacou a importância de realizar festividades como essa e ressaltou que é mais uma iniciativa para fomentar a cultura amarantina.

“Tudo isso aqui nos deixa muito feliz, a gente vê nossas crianças, adolescentes e jovens apresentando a cultura do nosso município a nossa população é muito satisfatório. Parabenizo toda equipe da Cultura por fazer esse resgate do São João tradicional, ao mesmo tempo que também apresentou as novidades que fazem parte das festividades juninas”, disse o gestor.

O secretário de cultura, Nilan Ribeiro, destacou a relevância do resgate histórico e cultural por meio de mais uma edição do arraiá municipal. Segundo ele, é fundamental relembrar as raízes do município, valorizando as antigas festas de São João e exaltando a tradição das quebradeiras de coco babaçu, que são uma parte viva e marcante da identidade local. Além disso, o secretário ressaltou a importância de proporcionar entretenimento cultural por meio de shows de artistas locais e regionais, enriquecendo ainda mais o evento.

A grande campeã do Arraiá Municipal na categoria quadrilha estilizada foi a Quadrilha PJ, com isso a junina do bairro Trizidela se consagrou tricampeã. Na categoria tradicional, o título de campeão ficou entre as quadrilhas: Água de Chucai e Raízes do Campo que dividiram a premiação. A quadrilha raízes do campo é do PA  Alvoradinha, e essa foi a primeira vez que uma quadrilha da zona rural competiu no Arraía Municipal.

• 26/06/2023 16:26:00