Secretaria de Saúde realiza campanha de doação de sangue em Amarante

A Prefeitura de Amarante, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (26), na Unidade de Saúde Adelson Ribeiro de Carvalho- Sesp, a segunda Campanha Municipal de Doação de Sangue. Ação é uma parceira do município com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Imperatriz (Hemomar), e visa aumentar os estoques no banco de sangue do Hemomar e estimular a coleta regular e voluntária. Ao todo 57 bolsas de sangue foram coletadas.

De acordo com a secretária de Saúde, Heryland Duailibe, a população correspondeu positivamente a campanha. “A mobilização é essencial na hora de ajudar quem necessita de doação. Nosso dever é incentivar a população a doar, e nós fizemos isso durante os dias que antecederam essa Campanha, então a gente espera que as pessoas que exerceram o seu papel de doador aqui hoje, se tornem multiplicadores dentro da nossa sociedade, despertando em outras pessoas o desejo de também se tornarem doadores” destaca.

Com a proximidade das festividades do final do ano os estoques dos bancos de sangue tendem a diminuir, e as doações costumam cair bastante, por isso é importante esse estímulo à coleta de sangue, uma vez que os estoques dependem completamente das doações.

A doação é um ato simples, mas o voluntário deve estar dentro de alguns critérios determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, que visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

(ASCOM/PMA)

• 27/10/2019 01:58:56