Secretária de Saúde de Amarante atende à convocação da Câmara de Vereadores e presta esclarecimento sobre a saúde do município

Secretária de Saúde de Amarante atende à convocação da Câmara de Vereadores e presta esclarecimento sobre a saúde do município

Atendendo a convocação da Câmara de Vereadores, a secretária de Saúde do município Heryland Duailibe, compareceu a Sessão Ordinária desta quarta-feira (30), para prestar esclarecimentos sobre demandas que chegam até os vereadores, bem como sobre as ações e serviços da Secretaria de Saúde. A Sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Sgt. Aguiar, e dos treze representantes do Legislativo, doze estiveram presentes fazendo questionamentos a secretária, que prontamente respondeu a tudo que lhe foi perguntado.

Dentre os vários questionamentos, o destaque foi para o atendimento no Hospital Municipal São José de Ribamar; Tratamento Fora  do Domicílio (TFD); cirurgias eletivas, médicos especialistas, serviços da Unidade Móvel Odontológica (UOM), Centro de parto normal, atendimentos a crianças com microcefalia, Plano de cargos e carreiras dos servidores da saúde e exames laboratoriais, atendimentos nas UBS, entre outros.

Na oportunidade respondendo aos questionamentos relacionados ao Hospital Municipal, a secretária de Saúde, relatou que recentemente duas enfermarias foram climatizadas, e que a gestão tem trabalhado para que esse benefício contemple mais outros leitos. “  Nós estamos realizando ultrassom as terças e sextas feiras, esse serviço é feito pelo Dr.Marcone, que é um médico competente e compromissado com o que faz, as quartas-feiras estamos com um programa de inserção de DIU, que nós sabemos a importância disso para um bom planejamento familiar, estamos com um planejamento para que os servidores do hospital recebam um treinamento para que melhor atendam nossos usuários”, destacou Heryland.

A respeito do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores ela disse reconhecer a importância dessa pauta, e a que isso está sendo trabalhado para que ela juntamente com a prefeita Joice Marinho tenham a honra de assinar esse Plano. Já sobre o atendimento a crianças com microcefalia o município tem registro de nove crianças com essa condição neurológica, e que elas são assistidas por psicólogo, fisioterapeuta, dentista e fonoaudiólogo. Além das mães das mesmas também receberem acompanhamento psicológico. Com relação ao TFD, a secretária explicou que para que o processo ocorra com eficácia é necessário que a documentação do paciente seja entregue dentro do prazo

Sobre a UOM, o coordenador de saúde bucal do município Dr. George, informou que os atendimentos realizados pela UOM foram priorizados em bairros distantes e na zona rural, já que os distritos como Mundo Novo e Grotão contam com consultório odontológico, e que os vereadores podem solicitar na secretaria o cronograma de atendimento da UOM.Ele também ressaltou que a equipe de saúde bucal vem realizando um trabalho na escolas desde 2017; e que mesmo quando ocorre a falta de algum equipamento que não prejudique os atendimentos em sua totalidade, os dentistas comparecem aos seus postos de atendimentos prestando serviços a população normalmente.

Com relação ao laboratório foi esclarecido que que hoje não tem fila de espera para entrega de resultados. E que todos os pedidos que chegam até lá são prontamente atendidos.

A escassez de recurso do SUS tem nos impossibilitado e nos deixado impotente para realizar diversas ações, mas isso não significa que não tenhamos avançado, hoje nós temos oferecido a nossa população atendimento dermatológico e ortopédico aqui mesmo, temos médicos em Imperatriz que atendem as especialidades na área de urologia e cardiologia, realizamos esse ano 60 cirurgias de catarata e pterígio”, frisou a secretária, que ainda disse que os atendimentos que aqui não são realizados, o município exerce o seu papel que é de regular e encaminhar.

Usando a plenária livre, usuários dos serviços de saúde aqui do município elogiaram o atendimento da equipe da secretaria de Saúde, e deram depoimentos a respeito de como foram e são tratados quando necessitam usar os serviços públicos de saúde ofertados em Amarante.

Além dos 12 vereadores presentes e da secretária de Saúde, servidores da saúde, usuários e a secretária adjunta da pasta Salma Sales, também compareceram a sessão.

(ASCOM/PMA)

  • 30/10/2019 22:45:00
  • Edi
  • ASCOM