PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE, CAPACITA EQUIPE DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE DOÊNÇAS RARAS.

Foi realizada  sexta-feira (22\11), na Câmara  de  Vereadores de Amarante, uma capacitação voltada para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde sobre doenças raras. A doença abordada na palestra foi a MPS II (Mucopossacaridose tipo II), conhecida também como Síndrome de Hunter.  O motivo maior no qual Amarante foi colocado na agenda de discussão da doença é que em Imperatriz foi diagnosticado um caso, daí a necessidade de alertar toda  região sobre o problema. Os Profissionais que vieram falar a respeito da MPS II, explicaram minuciosamente todas as características  da doença, suas fases, sintomas e tratamento. Citou as principais características da pessoa afetada que são: dor de ouvido, característica facial atípica, mão de garra, hérnia umbilical, caminhar nas pontas dos pés, infecção respiratória recorrentes, baixa estatura, barriga grande,  narinas alargadas, lábios grossos e mandíbula bem aparente, dentre outras.  Alertou a importância que o Agente Comunitário de Saúde tem  em ta observando no decorrer de seu trabalho se existem pessoas com  tais aparências, e ao reconhecer, identificar e encaminhar os pacientes com sintomas a profissionais especializados, pois se trata de uma doença grave e progressiva que se não tratada no início pode levar o  paciente  a óbito.

Dra. Keila Santos de Sousa, enfermeira que ministrou a Palestra, elogiou a iniciativa do Município em trazer essa  capacitação para sua equipe. Parabenizou a Prefeita Joice Marinho e a Secretária de Saúde Dra. Heriland  pela preocupação na prevenção de doenças  em especial dessa doença rara que trás transtornos gravíssimos  na vida da pessoa afetada e também de toda sua família.

ASCOM\PMA.

• 23/11/2019 14:21:35