Amarante do Maranhão 17 de Julho de 2018

Prefeitura de Amarante intensifica ações de combate ao Aedes aegypti no município

Ação busca orientar a população sobre as medidas de prevenção que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito.

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância de se prevenir das doenças causadas pelo mosquito “Aedes aegypti”, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, a Prefeitura de Amarante por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando ações e campanhas educativas nas ruas do centro e bairros da cidade. Com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, equipes formadas pelos agentes de endemias e por profissionais que atuam nas Unidades de Saúde, percorreram na manhã desta quinta-feira (08), as ruas Rio Branco  e São Joaquim, entrando nas residências recolhendo todo e qualquer tipo de resíduo que possa ser um possível criadouro do inseto.

Durante as visitas as residências, os moradores são informados sobre os riscos de deixar água parada, bem como recebem material informativo com orientações sobre medidas de prevenção contra mosquito. As casas que estão cumprindo todas as normas exigidas pela Vigilância em Saúde, recebem o selo “Família Nota 10”, indicando que ali não foi encontrado nenhum foco do mosquito.

Segundo a secretária de Saúde do município, Heryland Duailibe, mobilizações como essa têm o objetivo, além de orientar a população, colaborar também com a diminuição dos índices das doenças causada pelo Aedes. “Nós sabemos o quanto no ano passado nossa população sofreu com as doenças causadas por esse mosquito, nós queremos com essa ação demonstrar que com medidas simples adotadas da forma correta a gente pode se prevenir e colaborar com a qualidade da nossa saúde”, comentou a secretária, que também participou da mobilização entrando de casa em casa junto com os agentes de endemias.

Acompanhando a equipe havia um carro da limpeza cedido pela Secretaria de Infraestrutura, onde se colocavam todos os resíduos recolhidos pelos agentes nas ruas e residências visitadas. A campanha irá se estender por todas as ruas da cidade, além dos povoados vizinhos.