INQUÉRITO CANINO É IMPLANTADO EM AMARANTE - A Ação busca prevenir e tratar doenças como o Calazar.

Amarante do Maranhão,  tem 54% de seu território de área indígena e alguns outros fatores que lhe torna um Município endêmico, com isso propício a vários casos de Leishmaniose Visceral Canina (Calazar) e leismaniose tegumentar (Lecho). Para amenizar e prevenir contra essas doenças a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe de Vigilância em Saúde, por determinação da Secretária Dra. Heriland, com todo apoio da Prefeitura Municipal na Pessoa da Prefeita Joice Marinho,  iniciou uma campanha contra o Calazar  denominada “Inquérito Canino”. O Inquérito Canino  é uma ação do Governo Federal, através do Ministério de Saúde que orienta os Municípios a investigar, detectar e recolher material para a prevenção e tratamento dessas doenças.

O Coordenador Geral de Vigilância em Saúde do Município,  Raimundo Fontes, ressaltou que tão logo que a equipe recebeu  treinamentos para o desempenho do trabalho, caíram em campo fazendo o trabalho de investigação para detectar animais suspeitos ou com sintomas de Calazar. Quando detectado, os técnicos recolhem o sangue de animais e após avaliações laboratoriais esse animal sendo constatado infectado terá que ser sacrificado. Não obstante a isso, na casa em que  é encontrado o animal doente é feito um trabalho de borrifação e os quarteirões limítrofes todos terão o mesmo tratamento. Raimundo Fontes enfatizou que é importante a colaboração da população nesse trabalho, passando informações de animais com suspeita de calazar e deixando a equipe entrar nas casas para fazer o trabalho.

• 22/03/2019 13:49:35