Amarante realiza sua 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou nesta sexta-feira (25), a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Evento que teve como tema “Assistência social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de diferentes setores da sociedade, que juntos discutiram e propuseram diretrizes para a melhoria da política de Assistência no município.

Presentes na abertura estavam a prefeita Joice Marinho, a secretária de Ass. Social Fátima Jorgina, a adjunta da pasta Ana Karolina Viana, a adjunta da pasta da Educação, Geovania Morais; a presidente do CMAS, Pauliana Lopes; a conferencista Heloisa Helena Ramos; e os vereadores Sgt. Aguiar (Pres. Câmara), Veinho do Flávio, Perinha e Helinho.

Após a presidente do CMAS, ter declarado aberta a Conferência, e as autoridades presentes realizado seus pronunciamentos, foi feita a leitura do regimento, e em seguida as crianças do Serviço de Convivência realizaram uma apresentação cultural. Continuando com a programação a conferencista, Heloisa Helena, proferiu palestra sobre a temática central do evento. As propostas elaboradas na conferência abordaram três eixos que foram: Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, Política pública tem que ter financiamento público e a Participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.

Para a titular da pasta de Ass. Social, Fátima Jorgina, a realização dessa conferência mostrou mais uma vez o comprometimento e a preocupação da gestão da prefeita Joice Marinho com a área social. “Nós sabemos que muitos municípios devido ao contingenciamento do orçamento, não estão realizando suas respectivas conferências, por isso somos gratos a prefeita por ter tido a sensibilidade em nos apoiar na realização não só desse evento, mas em tantos outros realizados pela secretaria”, pontuo Jorgina.

A gestora do município Joice Marinho, falou da importância da conferência para o município. “ Essa é uma oportunidade para dialogarmos de forma democrática, aqui serão criadas propostas para a melhoria das políticas públicas de assistência aqui do nosso município, vocês também terão a oportunidade de avaliar as políticas já existentes, eu desejo uma excelente conferência a todos os participantes”, disse a prefeita.

Durante o evento a secretária Fátima Jorgina, também fez uma explanação sobre todas as ações desenvolvidas pela secretaria ao longo do ano de 2018 e a até o presente momento de 2019. Dois delegados representando a sociedade civil e Usuários do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, também foram eleitos para representar o município na etapa estadual da Conferência.

(ASCOM/PMA)

• 25/10/2019 19:33:58