Ação realizada pela Secretaria de Saúde alerta amarantinos sobre diagnóstico e tratamento da hanseníase

Iniciativa faz parte da programação alusiva ao Janeiro Roxo

Entre os dias 22 e 25 de janeiro, a Prefeitura de Amarante por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de atendimentos em saúde, com foco no combate à hanseníase. Mobilização faz parte da campanha “Janeiro Roxo” (mês de conscientização sobre essa doença). A programação foi desenvolvida na feira do Produtor Rural e nos bairros: Industrial, Trizidela e Vila Kenedy I, onde a comunidade teve acesso a consultas médicas para identificação de manchas, atendimentos de enfermagem, imunização e testes rápidos; totalizando 772 atendimentos.

De acordo com Thalita Carreiro, Coordenadora do Programa de controle da Hanseníase no município, o objetivo dessa ação é chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença. “As ações são intensificadas durante o Janeiro Roxo, mas é importante dizer que a secretaria de saúde disponibiliza os atendimentos o ano todo em nossa rede de saúde básica”, frisou Thalita.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a cada ano 30 mil brasileiros contraem hanseníase no país, sendo que 90% dos casos da doença na América Latina se concentram aqui, fazendo com que fiquemos atrás apenas da Índia , país com maior incidência no mundo.

(FONTE:ASCOM/PMA)

• 28/01/2019 13:14:29