Projeto “Ler, escrever e pensar: conscientizar para transformar” premia alunos em Amarante

Projeto “Ler, escrever e pensar:

O Ministério Público do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Amarante, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação premiou nesta quarta – feira (14/11), no Templo Central da Assembleia de Deus, os ganhadores da etapa 2018 do projeto “Ler, escrever e pensar: conscientizar para transformar”. A solenidade contou com a presença de membros do Ministério Público, do Executivo, Legislativo, Polícia Militar, gestores, professores e estudantes da rede pública municipal e estadual.

O projeto “Ler, escrever e pensar: conscientizar para transformar”, visa estimular a leitura e a produção textual de estudantes da Rede Pública de ensino, acerca da corrupção no país. Esse ano o livro adotado pelo projeto, para que servisse de base para elaboração das redações dos alunos, foi “Ética e vergonha na cara”, de Mário Sérgio Cortella e Clóvis de Barros Filho.

Em seu pronunciamento na cerimônia de premiação, a prefeita Joice Marinho destacou a importância da leitura na formação de cidadãos conscientes e críticos. “Parabenizo a todos os alunos e as escolas participantes, que se dedicaram com afinco a esse magnífico projeto, quero dizer ao Ministério Público que somos gratos pela parceria, e que nos colocamos a disposição para abraçarmos mais projetos como esse, que visam contribuir com a melhoria da educação dos estudantes do nosso município”, disse a prefeita.

A promotora de justiça Maria José Lopes Corrêa ( idealizadora do projeto), que na oportunidade representou o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, ressaltou em sua fala  que naquele momento o sentimento era de gratidão. “Gostaria de agradecer a todos que se empenharam para o sucesso de mais essa etapa do projeto, e desejo que vocês alunos se tornem multiplicadores da formação do pensamento crítico que esse projeto possibilita”, frisou a promotora.

Na ocasião ocorreu também o lançamento da Campanha “Nas redes sociais, diga o que pensa. Sem ofensas!”, apresentada pelo autor do projeto, promotor de justiça Alessandro Brandão, titular da 6ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz. O objetivo dessa campanha, de acordo com que explicou o promotor é fomentar a cultura do respeito e da responsabilidade nas redes sociais.

Os estudantes vencedores, que elaboraram os três melhores textos, tanto do 9º ano do Ensino Fundamental, como do Ensino Médio, foram premiados com Notebook, Tablet e Smartphone, respectivamente para o 1º, 2º e 3º lugares, além de também receberem medalhas. Vale ressaltar que houve também premiações para as escolas e professor destaques no projeto.

• 24/01/2019
  • Ed Fotos