Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações do PSE no município

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola (PSE).

A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria de Saúde tem intensificado durante o mês de abril, ações de prevenção e promoção de saúde. A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), sob recomendação da secretária da pasta, Heryland Duailibe, tem percorrido as escolas da rede municipal tanto da sede, quanto dos distritos realizando palestras de conscientização, com foco no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Essas atividade estão sendo desenvolvidas em parceria com profissionais que compõem os programas da Atenção Básica. “ A meta é atender todas as escolas, ampliando as ações do programa também para a zona rural, de forma que os alunos se tornem multiplicadores de informação, levando o que aprendem na escola para os locais onde vivem”, explicou a secretária Heryland Duailibe.

Em anos anteriores já foram trabalhadas ações de saúde bucal, com a realização de atividades de escovação dentária supervisionada, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal. Atualmente nas ações de combate a dengue, a equipe confeccionou um avental para interagir de forma lúdica com as crianças.

A equipe da Secretaria de Saúde comemora o saldo positivo de cada palestra realizada, pois é notável a curiosidade e a felicidade no olhar das crianças alcançada pelo programa, em cada escola visitada.

O PSE é um Projeto do Governo Federal  que tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

(FONTE: ASCOM/PMA)

• 30/04/2019