Secretaria de Saúde de Amarante e Sesai realizam dia D de combate a Tuberculose em Aldeia Indígena da região

A Prefeitura de Amarante, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), realizou nesta quinta-feira (29), na Aldeia Mucura, uma ação em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose celebrado em 24 de março. O objetivo dessa ação conjunta foi repassar orientações sobre a doença com intuito de prevenir e descobrir precocemente casos novos .

Como resultado dessa parceria foram oferecidos palestras, testes rápidos, aferição de pressão, testes de glicemia, exames do escarro e imunização atualizando as vacinas pendentes na comunidade.  A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção de profissionais de saúde e da própria população indígena para a importância da prevenção e do tratamento da doença.

Para Raimundo Fontes, coordenador do Dep. de Vigilância em Saúde, o dia D na Aldeia Mucura foi bastante positivo, pois serviu para estimular a consciência da população indígena para a importância da prevenção, diagnóstico,  e do tratamento da doença.

(FONTE:ASCOM/PMA)

• 01/04/2019