II FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

[EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO] Aconteceu na manhã desta segunda-feira 26/08, na Escola Municipal Sousândrade, em Amarante do Maranhão,  a Solenidade de abertura da “II Formação Continuada para Professores e Coordenadores da Educação Infantil I e II, e do Ensino Fundamental (anos iniciais,) de Amarante do Maranhão 2019”. Serão dois dias de formação que têm como objetivo principal, auxiliar professores da educação infantil em sua prática docente de forma a tornar a organização de seu trabalho pedagógico uma ação efetiva na garantia dos direitos e objetivos de aprendizagens das crianças. Para isso pretende-se manter o que há de bom nas práticas vigentes e incorporar novas práticas de forma que o ato de cuidar e educar aconteça concomitantemente.

Na pauta das discussões serão tratados os seguintes temas:  “Busca ativa” com a Coordenadora Geral da Educação Romilda; BNCD, Processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental anos iniciais, com a Coordenadora Geral dos anos Iniciais Valquiria Lima; Introdução do Documento Curricular do Território Maranhense, com a Formadora  Local do Município, Hortulina Pereira; Conceitos Fundamentais: Educação Infantil, Infância e Criança, com a Coordenadora Geral da Educação Infantil Rosilda Franco; Princípios Educacionais, Equidade, Diversidade e Inclusão, com a Coordenadora Geral da Educação Inclusiva, Lusimar Costa Leôncio; O Currículo e os Eixos – interação e brincadeiras, vivências e experiências, Rosilda e Hortulina.

A Prefeita Joice Marinho compareceu à solenidade de abertura, acompanhada do Secretário de Educação Edilson Vieira e alguns assessores. Em sua fala, agradeceu a Deus primeiramente e externou a felicidade de estar compartilhando de um momento tão importante na Educação do Município. “A Educação é a base de tudo, através dela transformamos uma sociedade” disse a Prefeita. Em seguida elogiou o trabalho do Secretário e de sua equipe.

Falou também do seu apoio à Educação do Município, que o Secretário já mandou equipes participarem de formações e capacitações em busca de conhecimentos em vários Estados Brasileiro. Ressaltou a importância de mesmo com a crise, conseguir manter em dia e às vezes até antecipar o pagamento do funcionalismo da educação.

Por sua vez, o Secretário Edilson Vieira, agradeceu todo apoio da Prefeita Joice Marinho em todas as ações da Secretaria de Educação. Elogiou sua equipe e deixou claro que são pessoas competentes que buscam e repassam os conhecimentos adquiridos nos cursos de formação. “Não precisamos trazer técnicos de fora para nossos cursos, pois temos uma equipe capacitada para isso” ressaltou o Secretário. Parabenizou os Professores e desejou a todos uma boa formação.

Fonte:  (ASCOM/PMA)

• 26/08/2019