Beneficiários da reforma agrária de Amarante recebem “Títulos Definitivos” que asseguram a posse de suas terras

Cerca de 300 assentados do município, acompanhados da prefeita Joice Marinho, e dos vereadores Sgt. Aguiar (Pres. Da Câmara), Sebastião das Alvoradas e Veinho do Flávio, participaram em São Luís, nesta sexta-feira (02), da cerimônia de entrega dos “Títulos Definitivos”, que asseguram a posse definitiva da terra onde esses agricultores vivem e produzem. A solenidade realizada na sede do INCRA, contou com a presença de diversos prefeitos do estado, do senador Roberto Rocha, do superintendente do INCRA/MA George Aragão e do presidente da autarquia João Carlos de Jesus Corrêa. Após o término da solenidade, a entrega dos títulos ocorreu em salas separadas e por município. Ao todo foram entregues 1.570 títulos a 23 cidades maranhenses.

“ Pra mim é um orgulho muito grande, muita felicidade, 29 anos que nós estamos na Alvoradinha , lutando e esperando para um dia receber esse título, só tenho a agradecer a prefeita Joice e os vereadores que estão aqui com a gente pelo esforço em nos ajudar pra que isso acontecesse”, comentou emocionada e com seu título em mãos , dona Antônia, moradora do P.A Alvoradinha.

Para a prefeita Joice Marinho, que fez questão de acompanhar os assentados durante o percurso da viagem, é uma grande satisfação vê a felicidade de cada agricultor com o título da sua terra em mãos. “Sabemos o quanto eles esperaram por isso, esse documento representa mais dignidade e melhoria de vida para as suas famílias, além de proporcionar maior segurança e abrir novas possibilidades de acesso a linhas de crédito. Continuaremos trabalhando e fazendo aquilo que estiver dentro de nossas possibilidades, para que mais assentados do nosso município sejam contemplados com os títulos definitivos de suas terras”, comentou a prefeita.

O Pres. Da Câmara, vereador Sgt. Aguiar, disse que esse é um momento ímpar para esses agricultores e seus familiares, e que ele e seus colegas do Legislativo estarão sempre dispostos a colaborar com causas como essa. “Essas famílias terão uma melhoria da qualidade de vida significativa, o que nos alegra por ter contribuído de certa forma para que isso se torne possível”, frisou o vereador

O vereador Sebastião das Alvoradas, bastante emocionado, comentou que para ele, que um dia também já foi assentado, esse momento se tornará inesquecível paras as famílias contempladas com os títulos definitivos. “Valeu a pena a espera por essa grande conquista, eu e meus colegas vereadores e a prefeita Joice estaremos sempre trabalhando para buscar projetos que deem condições de vida melhores aos nossos assentados”, destacou Sebastião.

Durante a solenidade o presidente do Incra, João Carlos de Jesus Corrêa, falou aos assentados presentes no local para que não se desfaçam de suas terras, pois ele sabe do valor que elas têm para cada família. “Deixem essas terras como legado para seus filhos, registrem suas terras no cartório, porque nós vamos buscar ferramentas para melhorar a ainda mais a situação de vocês”, enfatizou o Presidente.

Na volta para a Amarante os assentados foram recebidos com uma queima de fogos, em homenagem a esta grande conquista.

(ASCOM/PMA)
  • 05/08/2019