Amarante do Maranhão – Hospital Municipal São José de Ribamar realiza primeiro mutirão de cirurgias eletivas do ano

Nessa 1ª fase foram realizados mais de 18 procedimentos

Com o objetivo de não apenas minimizar a fila de espera por cirurgias, como também oferecer melhor qualidade de vida à população, a Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 25 e 26 janeiro, no HMSJR, o primeiro “Mutirão de Cirurgias Eletivas” de 2021.

Nessa primeira etapa foram realizados mais de 18 procedimentos, entre: Laqueadura (ligadura de trompas), histerectomia (retirada de útero), colecistectomia (retirada de vesícula), hernioplastia (correção de hérnias umbilical, inguinal e incisional) e laparatomia exploradora (retiradas de cisto de ovário).

O cirurgião-geral do Hospital Municipal, Dr. Gilson Bandeira, explica que os procedimentos realizados são de média complexidade e o quadro de cada paciente é avaliado de maneira individual para receber a alta médica.

Do povoado Mundo Novo, dona Maria Ferreira de Sousa, 73 anos, comemorou o sucesso de sua cirurgia. “Eu fiz uma cirurgia de vesícula e estou me sentido muito bem, e o atendimento até agora está sendo muito bom”, contou dona Maria.

Segundo o titular da pasta da Saúde, Dr. Wesley Garcia, as cirurgias foram agendadas antecipadamente e visam atender uma demanda reprimida. “Essa ação do mutirão foi prontamente aceita pelo prefeito Vanderly, e esperamos com isso reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas, visando atender prioritariamente pacientes que já aguardam um bom tempo pela realização destes procedimentos”, destacou Dr. Wesley. Acrescentando, que ainda nesse primeiro semestre serão realizados outros mutirões no HMSJR.

A equipe médica que atuou neste primeiro mutirão é formada pelo cirurgião, Dr. Gilson Bandeira, pela anestesista, Ravena Borges, além de outros profissionais essenciais durante o processo cirúrgico, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros.

• 26/01/2021
  • Thiago