Amarante do Maranhão 25 de Abril de 2018

Tamanho da Fonte: A+ | zerar | A-

Tribunal de Contas do Estado realiza palestra para servidores do município em parceria com a Prefeitura de Amarante

Encontro debateu a transparência na gestão municipal e o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).



O Tribunal de Contas do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou na manhã desta terça-feira (10/04), na sede do Sindicato do Servidores Públicos de Amarante (Sispuama), uma palestra, que teve como proposito discutir com o público presente questões relacionadas a transparência na gestão municipal, bem como discorrer a respeito do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Destinado aos secretários municipais, gestores de escolas e coordenadores da área da saúde, o evento contou ainda com a presença, da prefeita Joice Marinho, e de representantes do jurídico e da contabilidade que atuam na sede da prefeitura.

Fazendo o uso da palavra, a prefeita Joice Marinho, ressaltou que a presença do TCE, no município vem colaborar com a melhoria e eficácia dos trabalhos desenvolvidos e executados pelos gestores em todas as esferas da administração municipal. “No nosso dia a dia, no exercício de nossas funções, nós lhe damos com questões desafiadoras que requerem da gente uma grande compreensão, requerem que nos aprimoremos cada vez mais sobre os assuntos aqui discutidos. E quero dizer  que mesmo em meio ao cenário econômico pelo qual nosso país passa atualmente, a minha vontade enquanto gestora do município é de acertar e fazer uma gestão de acordo com que as leis exigem”, pontuou Joice.

 O auditor do (TCE/MA) Cândido Madeira, que conduziu a palestra, disse que esse encontro com os servidores representa uma presença do tribunal de contas nos municípios, para além da função de fiscalização. “Nós estamos percorrendo todos os 217 municípios do estado para orientação e apoio as gestões para que haja a melhoria dos serviços ofertados a sociedade, sem que necessariamente se necessite do aporte de novos recursos, viemos discutir aqui com os servidores e com a gestora, o Índice de Efetividade das Gestões Municipais (IEGM)”, explicou o auditor.

 Ainda segundo Cândido Madeira, o encontro ocorreu em três grandes blocos, o primeiro tratou de como as contas públicas podem ajudar no crescimento do município, e os outros dois tratou das especificidades da educação e saúde no contexto da administração pública. “No primeiro bloco discutimos com a prefeita e os secretários, depois nossa pauta foi voltada a educação discutindo com o secretário, coordenadores e diretores das escolas, e por último a saúde discorrendo sobre o assunto com a secretária da pasta, coordenadora do hospital, e coordenadores dos programas e das unidades básicas de saúde “, concluiu Cândido.

Vale ressaltar que as explanações feitas pelo representante do TCE, objetivaram melhorar a eficiência de cada um dos servidores que trabalham nessas áreas sem que necessariamente a administração municipal dependa de dispendiosos recursos públicos.

(FONTE: ASCOM/PMA)