Amarante do Maranhão 22 de Julho de 2018

Tamanho da Fonte: A+ | zerar | A-

Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de doação de sangue em Amarante

Iniciativa contou com as parcerias da Igreja Adventista e do Hemomar de Imperatriz.



 A primeira campanha de doação de sangue em Amarante, aconteceu neste sábado (05/05), na Unidade de Saúde Adelson Ribeiro de Carvalho (Sesp), logo pela manhã o movimento de pessoas que se dispuseram a doar sangue, já era grande no local. A mobilização foi promovida pela Prefeitura do Município, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Igreja Adventista (Projeto Vidas por Vidas) e Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar).

 Mais de cem candidatos se voluntariaram a serem doadores, mas nem todos estavam aptos a doarem, em virtude de terem algum problema de saúde, o que totalizou a coleta de 60 bolsas de sangue. Antes dessa coleta, os candidatos passaram por avaliação física e triagem com médico. Após doação, o material é submetido a exames laboratoriais antes de ser disponibilizado aos pacientes. As bolsas de sangue coletadas ajudarão a repor o estoque necessário do Hemomar, para atender Amarante e as cidades da nossa região.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Heryland Duailibe, que acompanhou toda a ação, desde o início da manhã até o encerramento, a população aderiu a  essa campanha, o que contribuiu e muito para o sucesso dessa ação.

 “Nós estamos satisfeitos e orgulhos de ver o engajamento dos amarantinos nesse ato tão importante, porque a gente sabe que quando se doa sangue, se salva vidas; agradeço ao pessoal da Igreja Adventista, que nos procurou para fazermos essa grande parceria, porque nós sabemos que precisamos de parceiros para o sucesso de nossas ações, então parabenizo a Igreja, toda a equipe da Saúde por ter abraçado essa causa e as pessoas que compareceram e fizeram sua doação”, pontuou a secretária.Ela também fez questão de agradecer a equipe do Hemomar , que veio para Amarante com um excelente estrutura para atender a população.

Joice Marinho, prefeita da cidade, que fez questão de comparecer no local da ação, enfatizou. “Agradeço imensamente a todos os doadores que se deslocaram até o local para participar desse gesto solidário, porque sabemos que quando doamos sangue estamos salvando vidas. Aproveito aqui para parabenizar todos os envolvidos na organização dessa ação”, disse.

Paola Lima, Ass. Social do Hemomar, que integra a equipe responsável pela captação externa de doadores, também agradeceu aos amarantinos pelo gesto solidário. “ Agradecemos a participação de cada um nessa missão que é da sociedade não apenas do Hemomar, porque quem doa sangue está doando vidas, e se a sociedade não comparecer a gente não tem esse sangue para repassar a população, ou seja , além do papel da equipe o papel de cada um aqui é muito importante”, destacou Paola, que enalteceu os esforços da secretaria de Saúde e do pessoal da Igreja na realização da campanha.

A estudante, Luana Alves, que doou sangue pela primeira vez, comentou que é muito importante você se disponibilizar a colaborar com um ato simples, mas que pode salvar uma vida. “A gente nunca sabe se um dia irá precisar ou não receber uma doação de sangue, o ideal seria que pelo menos metade da população se conscientizasse e estive aqui fazendo a sua parte, então eu parabenizo a secretaria de Saúde e a Igreja por essa belíssima iniciativa”, comentou Luana.

Durante todo o dia de mobilização, alunos do curso de Técnico em Enfermagem, do Centro Educacional Focos, estiveram presentes colaborando e observando as ações, desde a triagem, ao processo de coleta e armazenamento das bolsas de sangue.

Condições básicas para doar sangue:

v  Sentir se bem, com saúde.

v  Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

v  Ter entre 16 e 69 anos de idade e peso acima de 50kg.

(Fonte: ASCOM/PMA)