Amarante do Maranhão 17 de Julho de 2018

Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a DSTs no carnaval de Amarante

Ação tem apoio da equipe do SAMU que também está na avenida para atender os foliões.

Durante os quatro dias de programação do “Carnaval de Todos Nós”, a Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde estará com um stand montado no corredor da folia, na Avenida Dep. La Roque, oferecendo aos foliões de forma gratuita, preservativos masculinos, femininos, lubrificantes, testagens rápidas em HIV, Sífilis, Hepatite B e C e aferição de pressão. A mobilização é uma ação da secretaria que busca alertar a população da importância de se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) principalmente no período carnavalesco.

Heryland Duailibe, secretária de Saúde do município, explicou que essa mobilização reforça as campanhas de prevenção já realizadas nas Unidades de Saúde durante o ano todo. “A gente sabe que são alto os índices de DSTs e que esse período é um período mais propício, onde o número de casos aumenta, por conta de as pessoas ficarem mais vulneráveis e não se prevenirem, então essa nossa ação aqui durante o carnaval além de necessária tem um significado muito grande”, explicou a secretária, que também agradeceu o apoio e a colaboração da prefeita Joice Marinho.

Além de todos os serviços de saúde oferecidos no stand da secretaria no horário de 21 a 23 horas, a ação também conta com o apoio do SAMU, que estará presente no circuito da folia durante todos os dias de carnaval, prestando atendimento aos foliões que necessitarem.

O carnaval na cidade iniciou no sábado (10), e desde então um grande número de pessoas vêm aproveitando para passar no stand da saúde e usufruir dos serviços disponibilizados. O que demonstra que o carnaval desde está sendo uma festa com muita diversão, prevenção e segurança.