Amarante do Maranhão 17 de Julho de 2018

Saúde realiza campanha de prevenção de doenças nas escolas do município

Campanha busca favorecer o diagnóstico precoce e o tratamento imediato de doenças consideradas negligenciadas.

A Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no mês de abril, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as ações da V Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíase (verminoses) e tracoma para escolares. A campanha se estenderá até a primeira quinzena do mês de maio, tendo como público-alvo estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos de idade, matriculados no ensino fundamental, nas escolas da rede municipal.

Durante a execução da campanha no município, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estiveram visitando as escolas, realizando uma busca de casos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geohelmintíases (verminoses), exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma. Essa ação busca colaborar com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato dessas doenças consideradas negligenciadas.

Segundo, Thalita Carreiro Gomes, Coordenadora do Programa de controle da Hanseníase no município. “Essa ação é algo muito importante, por isso o município não mediu esforços para aderir à campanha, principalmente porque com isso será possível prevenir possíveis novos casos dessas doenças, reduzindo assim a cadeia de transmissão”, disse.

(FONTE:ASCOM/PMA)