PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA RECEBEM INSTRUÇÕES SOBRE A ASSISTENCIA AO PARTO HUMANIZADO NO CENTRO DE PARTO NORMAL

PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA RECEBEM INSTRUÇÕES SOBRE A ASSISTENCIA AO PARTO HUMANIZADO NO CENTRO DE PARTO NORMAL


Com o advento da inauguração do Centro de Parto Normal, que acontecerá no dia 06 de março , foi realizado através da Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 12 e 13 de fevereiro , uma capacitação  com  os profissionais da atenção básica  e os profissionais que prestam serviços na área indígena. O objetivo maior dessa capacitação  é habilitar estes profissionais para trabalharem com uma atenção humanizada do pré-natal ao parto da mulher e nascimento do bebê. A enfermeira obstétrica Dra. Thaís, com o auxilio da Dra. Benta Lopes pedagoga, assessora técnica da Regional de Saúde,  explicou de forma minuciosa o que é o Centro de Parto Normal, como funciona, e as diversas  maneiras de como cuidar da gestante de forma  humanizada. Ressaltou a importância do incentivo ao parto normal no sentido de diminuir o alto índice nas estatísticas  de cesarianas. Dra Thaís detalhou e mostrou em slides todas as posições e quais os objetos necessários para ajudar no parto saudável e humanizado.  
Por sua vez, a Dra. Benta Lopes, elogiou a estrutura do CPN e disse que é uma cópia fiel de estrutura idealizada pela rede cegonha que ajudou a construir. Que Amarante e os profissionais de saúde estão de parabéns por terem um Centro de Parto Normal na cidade, pois é muito difícil e burocrático conseguir. Elogiou a luta da Prefeita Joice e da  Secretária Dra. Heriland na busca de recursos para estruturar e funcionar o CPN. A secretária de Saúde, Dra. Heriland, prestigiou a oficina e fez questão de  apresentar a Enfermeira Obstetra, Dra. Thaís como a  futura coordenadora do CPN, fez menção á capacidade e profissionalismo da enfermeira.  “ Convidei para trabalhar em Amarante porque  conheço e sei que ela entende muito do assunto pois conhece não só na teoria como na prática, por ter trabalhado em diversos órgãos prestando sempre um excelente serviço”, concluiu a Secretária.
 Dra. Heriland também se dirigiu aos participantes da oficina pedindo atenção nos esclarecimentos repassados pela palestrante pois serão usados pelos profissionais de saúde na busca das informações e no cuidado com as gestantes.

ASCOM/ PMA
  • 14/02/2020 12:24:59
  • DAVI
  • ASCOM/PMA