Amarante do Maranhão 21 de Junho de 2018

Prefeitura de Amarante promove em parceria com Incra e Ibama/Prevfogo oficina de prevenção a incêndios

Ação teve como público alvo os agricultores dos assentamentos do município.

A Prefeitura de Amarante com as parcerias do Incra e Ibama/Prevfogo, promoveu nesta terça-feira (12/06), no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Amarante (Sispuama), uma oficina sobre prevenção de incêndios, voltada para os agricultores dos assentamentos da região, cujo objetivo foi sensibilizá-los quanto a essa questão, destacando a necessidade de se adotar medidas preventivas, educativas e ostensivas no combate dessa problemática.A iniciativa contou ainda com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Com o intuito de diminuir a incidência de incêndios florestais nos assentamentos, durante a oficina foi apresentado ao público presente palestras, como a do agrônomo Ademar Braga, que falou sobre manejos agroecológicos, como alternativa ao uso do fogo. Já que é muito comum na zona rural o uso do fogo como alternativa, durante o preparo da terra para o plantio.

Representando o poder executivo, o secretário de Agricultura, Zezinho Baiano, falou sobre a necessidade do engajamento de todos, para a diminuição dos impactos provocado pelas queimadas. “ Nós só começamos a perceber os impactos, quando começamos a sentir na pele, os efeitos , as causas e os danos causados pelas queimadas, nós temos que ter em mente que destruir a  natureza é nos autodestruirmos , por isso é importante que façamos esse trabalho de orientação de conscientização e que abracemos todos juntos essa causa, porque só com a união de todos é possível reverter a situação do nosso meio ambiente”, comentou o secretário.

Para Marcos Aurélio Oliveira, do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), a oficina foi bastante proveitosa no sentido de trazer orientações e informações a comunidade. “ Amarante tem em sua área várias terras indígenas e assentamentos, e incêndios florestais acontecem todos os anos, então é muito importante um momento como esse em que se disponibiliza informações e conteúdo, para pessoas que muita das vezes não têm entendimento, mas que com esse trabalho aqui passam agora a ter a informação na palma da mão no que diz respeito a alternativas no uso ou não do fogo. E o trabalho do Prevfogo aqui na região de Amarante, é um trabalho que todo ano está sendo bem feito, devido a nossa preocupação com meio ambiente”, frisou Marcos Aurélio.

A Chefe da unidade do Incra de Imperatriz, Verônica Fonseca, destacou o suporte, que a unidade tem dado no que diz respeito aos incêndios na região. “É o primeiro momento que estamos juntos discutindo sobre prevenção, mas no combate ao fogo nós já temos participado de algumas ações. Quando tivemos queimadas terríveis aqui na região, atuamos com nosso veículos juntamente com a Funai, e apesar de não termos servidores envolvidos diretamente, nós fizemos essa parceria dando todo esse suporte, e ressalto que nas reuniões que realizamos a gente sempre busca tratar dessa questão do respeito ao meio ambiente, buscando alertar os assentados sobre  essa problemática de fazer queimadas de forma descontrolada”, destacou Verônica.

A equipe formada por representantes do Ibama/Prevfogo, Incra e BPA, vem realizando esse tipo de trabalho de forma contínua, após a realização da oficina em Amarante, os próximos municípios a receberem essa capacitação serão Grajaú, Arame e Bom Jesus da Selvas.

(FONTE: ASCOM/PMA)