Amarante do Maranhão 21 de Junho de 2018

Prefeitura de Amarante inaugura consultório odontológico no povoado Mundo Novo

Iniciativa busca ampliar os atendimentos de saúde bucal, aproximando cada vez mais os serviços públicos da população

Na manhã desta terça-feira (13/03), a Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou no povoado Mundo Novo a inauguração de um consultório odontológico na Unidade de Saúde Manoel Dantas Sobrinho, com isso a prefeitura expande os atendimentos na área da saúde bucal, para além da sede do município, tornando os mais acessíveis para a população do povoado.

A prefeita, Joice Marinho, que compareceu à solenidade de inauguração fez questão de enaltecer os esforços da secretária de saúde, Dra. Heryland, para que o momento de hoje se concretizasse. “Quero dizer a vocês que a secretária de saúde tem se empenhado juntamente com sua equipe para que todos os programas de saúde cheguem até Amarante e sejam oferecidos a vocês com qualidade, hoje é um momento importante porque em pouco tempo de administração já conseguimos seis consultórios odontológicos para nosso município, e digo a todos que mais conquistas virão porque a nossa gestão é preocupada com a qualidade de vida da nossa população”, comentou Joice.

Em sua fala a secretária de Saúde do município, Dra. Heryland Duailibe, destacou a importância da entrega do consultório odontológico para a população local. “ Esse momento faz parte de uma grande conquista, mas quero dizer que antes da conquista, houve lutas, esforços e dedicação, para que hoje a prefeita junto com a secretaria de saúde entregassem a população do Mundo Novo um consultório como esse, pois sabemos da fragilidade da saúde bucal no Brasil, mas a partir de hoje o pessoal do Mundo Novo poderá desfrutar e poderá contar com procedimentos odontológicos realizados com qualidade e por pessoas compromissadas e competentes que pensam no bem comum”, ressaltou a secretária.

Ela ainda mencionou ainda que essa conquista além de ser da prefeita e da secretária de saúde, é também de todo o corpo que compõe a secretaria de saúde e de todo o povo o amarantino, anunciando aos presentes que mais consultórios serão inaugurados em outros povoados.

Já o coordenador de saúde bucal, George Abraão, fez em seu pronunciamento um apanhado sobre o contexto da saúde bucal no país, ressaltando o comprometimento da atual gestão com a saúde bucal da população. “ Há alguns anos a odontologia era um programa de saúde de difícil acesso, mas  a partir de 2003 com a implantação do programa Brasil Sorridente, vimos que essa realidade mudou no país, chegando essas mudanças até aqui na nossa cidade, quando a atual gestão assumiu em 2017 a situação era de quatro consultórios para 42 mil habitantes, mas com os esforços da prefeita e da secretária de saúde que na época era coordenadora de saúde bucal  essa realidade foi mudando, e hoje nós comprovamos isso com a inauguração desse consultório”, pontuou George.

O evento contou com a presença de vereadores, secretários municipais, líderes políticos e população em geral que vieram prestigiar esse momento de grande relevância não só para a saúde do povoado mais de todo o município.

Brasil Sorridente:

De acordo com informações do Governo Federal é o programa do governo federal que tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil. De modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira.