Amarante do Maranhão 16 de Agosto de 2018

Parceria entre Prefeitura de Amarante e Senar trás ao município cursos de qualificação profissional

Em mais uma parceria da Prefeitura de Amarante com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MA), foi realizado no município, entre os dias 24 a 28 de julho, os cursos de qualificação profissional na área de: Inseminação Artificial, Doma Racional e Doces Salgados. Os cursos chegam até o município por intermédio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), que atua como órgão mobilizador desta iniciativa.

Na solenidade de encerramento dos três cursos foi realizada também a certificação de alunos, que já haviam se profissionalizado em cursos oferecidos anteriormente. Nesse evento que aconteceu em uma escola do município, estavam presentes a prefeita, Joice Marinho, o presidente da Câmara de Vereadores, Prof. Netinho, a secretária de Assistência Social, Fátima Jorgina, o Técnico da Agerp, Rejane de Oliveira e os instrutores do Senar.

Em sua fala, a prefeita Joice Marinho, destacou a importância de cada curso para o município. “Nós somos um município com um grande potencial rural, então desejo que vocês que concluíram os cursos de Doma e Inseminação se tornem multiplicadores de tudo que aprenderam, e que procurem cada vez mais se aperfeiçoarem para que futuramente se insiram no mercado de trabalho, aqui mesmo da nossa região, porque nós sabemos que há necessidade de profissionais dessas áreas”, enfatizou a prefeita.

“Que vocês mulheres que concluíram o curso de doces e salgados, ponham em prática o que aprenderam e comecem a empreender, porque além de conseguirem uma renda extra, vocês também vão ganhar mais autonomia”, concluiu Joice.

O técnico da Agerp, Rejane de Oliveira, disse que os cursos realizados em parceria com o Senar, acontecem atendendo a uma demanda do município, e que é motivo de orgulho vê ex-alunos executando trabalhos na área que se capacitaram. “Para nós enquanto representante da Agerp é sempre uma grande satisfação participar de mais um momento como esse, por isso somos gratos ao Senar e a Prefeitura, porque para que esses cursos aconteçam é necessário que haja um esforço conjunto de todas as partes envolvidas”, destacou Rejane.

Para o senhor, Antônio Machado, que cedeu sua propriedade para que fossem ministradas as aulas do curso de doma racional, foi muito importante observar as técnicas de manejo utilizadas com os animas, principalmente porque essas técnicas dispensam o uso da força. “Acredito que esse curso foi muito importante, principalmente para quem trabalha lhe dando com animais, e pelo que vi o professor é muito competente, então acho que foi um ganho muito grande ofertar esse curso aos amarantinos”, comentou seu Antônio.

Os cursos de Doma Racional e Inseminação artificial foram ministrados em propriedades rurais próximas da sede do município, e ambos tiveram 40horas/aula, já o de doces e salgados foi realizado no bairro São José, no prédio da Escola Municipal Raimundo de Sousa Sales, contabilizando uma carga horária de 24horas/aula.

(FONTE: ASCOM/PMA)