Amarante do Maranhão 21 de Junho de 2018

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Amarante tomam posse para o Biênio 2018/2019

Conselheiros foram eleitos na XI Conferencia Municipal de Saúde realizada ano passado.

Tomaram posse na manhã desta quarta-feira (07/03), em reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde. Nomeados pela prefeita, Joice Marinho, os conselheiros foram empossados para exercerem sua função no biênio 2018-2019. Na ocasião também houve eleição para escolha da nova mesa diretora do órgão, que atualmente é composto por representantes dos usuários, dos profissionais de saúde e da gestão.

Na reunião de posse, a secretária de Saúde, Heryland Duailibe, falou do papel do Conselho Municipal de Saúde, como órgão atuante que fiscaliza a execução das políticas públicas de saúde. “O Conselho Municipal de Saúde tem a função de fiscalizar e acompanhar o pleno funcionamento das políticas públicas de saúde executadas no nosso município, e nós sempre temos procurado andar juntos com o Conselho, uma vez que a secretaria de Saúde faz uma gestão limpa. Então estamos sempre apresentando prestações de contas, relatórios quadrimestral e anual, avaliando todos os gastos feitos; e o Conselho tem acompanhado tudo isso com uma participação atuante”, comentou a secretária.

Ela também aproveitou para parabenizar os novos membros eleitos para o Conselho, desejando que eles realizem um grande trabalho, acrescentando ainda que a secretaria está à disposição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o que precisarem.

“Para mim como indígena é uma excelente oportunidade e responsabilidade poder ser uma das representantes dos usuários do Sus, que fazem parte desse Conselho, pois assim vou poder contribuir com o papel desenvolvido pela Secretaria de Saúde na busca para que sejam executadas políticas públicas que beneficiem toda a população”, comentou Kátia Gavião, membro representante dos usuários dos serviços.

Após a reunião de posse foi oferecido um almoço a todos os novos integrantes do Conselho.

Foram eleitos para nova mesa diretora do Conselho os seguintes membros:

Presidente :Thayla Carreiro Gomes

Vice-Presidente: Milton Gomes de Sousa

1º Secretário: Ricardo da Silva de Jesus

2º Secretário: Kátia Bandeira Gavião

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão permanente, de deliberação coletiva, de natureza participativa e representativa. Que tem como metas fiscalizar as ações, recursos e o andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).