Amarante do Maranhão 16 de Agosto de 2018

Mudas entregues pela secretaria de Meio Ambiente já começam a dá resultados para produtores locais

Já foram entregues mais de 15 mil mudas de maracujá, beneficiando vários agricultores.

Desde o ano passado que a Prefeitura de Amarante, vem por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizando a distribuição gratuita de mudas frutíferas para agricultores tanto da sede como da zona rural, com o intuito de incentivar a produção local. Ao todo já foram entregues mais de 15 mil mudas de maracujá. Nesta terça-feira (05), o secretário da pasta, Iramar Calista, juntamente com o secretário adjunto, Gleydson Silva, acompanhado do vereador Sgt. Aguiar estiveram visitando produtores de maracujá, que já começam a colher os resultados das mudas distribuídas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Além das mudas de maracujá, também foram entregues mudas de açaí e cupuaçu entre outras, permitindo assim aos produtores consorciar várias atividades. Segundo Iramar Calista, as mudas entregues pela secretária são um importante subsídio para diversificar a produção agrícola no município. “Nós temos tido essa preocupação de produzir em nosso viveiro, mudas frutíferas, como o maracujá, que garantam um bom retorno financeiro para nossos agricultores”, pontuou Iramar durante visita a um produtor local.

Ele também falou que essas visitas são importantes, porque permitem a secretaria, constatar o resultado do trabalho desenvolvido por toda a equipe.

O produtor Francisco Costa, do povoado Pindaré, que recebeu 130 mudas de maracujá, disse orgulhoso que vem obtendo um bom retorno com seu plantio. “Toda a mão de obra que utilizamos aqui é minha e da minha família, tudo isso aqui foi feito por nós, e até agora não me arrependi de plantar o maracujá, pois as vendas do fruto têm melhorado e muito minha renda, até porque o maracujá não impede a gente de realizar outras plantações”, comentou seu Francisco.

Além das mudas das mais variadas espécies, a secretaria tem realizado também a distribuição de sementes, como milho, feijão e arroz, adquiridas por meio de parceria da Prefeitura de Amarante com o Governo do Estado. Durante as visitas os representantes da Secretaria de Meio Ambiente se colocaram a disposição dos produtores para colaborarem naquilo que for possível.

(FONTE:ASCOM/PMA)