Amarante do Maranhão 25 de Abril de 2018

Ministério Público Estadual realiza audiência pública em Amarante

Audiência teve como um dos objetivos discutir questões relacionadas ao acúmulo ilegal de cargos.

Com as parcerias da Prefeitura de Amarante e do Poder Legislativo, o Ministério Público Estadual realizou na manhã desta terça-feira (10/04), no plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública, que teve como público alvo os servidores do município. O evento faz parte das ações da Campanha “Cidadão Consciente – Gestão Transparente”, que tem por objetivo mobilizar as gestões municipais para combater os acúmulos ilegais de cargos e “funcionários fantasmas” em municípios da região.

A campanha é desenvolvida pelo Núcleo Regional de Atuação Especializada da Probidade Administrativa e Combate à Corrupção (Naepac) - Região Tocantina e Sul do Maranhão. Que tem como secretária geral a Promotora Glauce Mara Lima Malheiros, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Açailândia; responsável por ministrar a palestra durante a audiência pública. Participaram ainda do evento representantes do Executivo e Legislativo, o Promotor de Justiça Eduardo André de Aguiar Lopes, Titular da comarca de Amarante, e o presidente do Sispuama, Raimundo Nonato Dias.

Em sua fala na abertura do evento o promotor Eduardo André, enfatizou a importância de dialogar com os servidores sobre o tema da campanha. “ Antes de tomar qualquer medida repressiva, primeiramente é preferível que haja esse diálogo com a sociedade, com os servidores públicos em especial, afim de que cada um exponha seus pontos de vista, porque muitas das vezes a falta de conhecimento com a legislação faz com que as pessoas tomem providências que não sejam correta; para que assim a gente possa a partir disso ter uma gestão cada vez mais transparente”, concluiu o Promotor.

Representando a prefeita, Joice Marinho, o chefe de gabinete, Clodoaldo Fernandes disse. “É muito importante o envolvimento de todos os órgãos aqui presentes e a sociedade em si, para que tenhamos de fato uma gestão transparente; nós costumamos dizer que esses órgãos não são antagônicos, mas cooperativos, andam juntos, para que no final com a soma disso tudo, a população seja a grande beneficiada com uma gestão transparente e simples”, comentou Clodoaldo.

Com o término das falas dos componentes da mesa, a Promotora Glauce Mara Lima Malheiros, conduziu a palestra voltada ao tema da campanha, onde discorreu sobre o papel do MP enquanto agente fiscalizador, ressaltando que a intenção da campanha é tornar os serviços públicos mais eficientes, que os administradores, agentes e gestores respeitem os princípios da administração pública. “Os princípios que regem toda e qualquer conduta de um agente público são legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; nós vivemos em um estado democrático de direito, que tem leis que devem ser respeitadas por todo e qualquer cidadão, em especial por nós que fazemos parte do serviço público”, disse a Promotora durante a palestra.

A promotora explicou também sobre os casos em que a constituição permite que haja acumulo de cargos e sobre os quais não pode haver. Destacando que a acumulação de cargos públicos é possível em alguns casos, como por exemplo, dois cargos de professor, dois cargos de profissionais da saúde, com profissões regulamentadas, um cargo de membro do Ministério Público e outro de professor entre outros.

Os servidores que lotaram o plenário da Câmara, acompanharam todas explicações da promotora, que durante a sua fala frisou que a população é a maior prejudicada quando um município permite que os servidores acumulem cargos ilegalmente, ou colabore com a prática de “funcionários fantasmas”, que são servidores lotados em determinado órgão, recebendo salário, mas que não comparecem ao local de trabalho; também foi mencionado como proceder em caso de denúncia sobre os casos citados.. Ao final das explanações o público pôde tirar suas dúvidas.

(FONTE: ASCOM/PMA)