Amarante do Maranhão 16 de Agosto de 2018

Joice Marinho realiza visitas de trabalho na região da Cikel e observa serviços prestados à comunidade.

Escolas e Postos de Saúde foram os principais alvos da Gestora Municipal.

Acompanhada pelos secretários, Edilson Vieira, (Educação) Zezinho Baiano, (Agricultura) e pelo vereador Sebastião das Alvoradas, a prefeita Joice Marinho realizou nesta terça-feira, (17.10) uma visita à região das Alvoradas, onde acompanhou de perto os serviços nas áreas de Saúde e Educação. O principal objetivo da gestora foi ouvir os profissionais de ambas as áreas e a comunidade, para fazer uma avaliação dos serviços públicos naquela região.

SAÚDE - “Estou constatando que nossos serviços estão a contento da comunidade. Pedi a Dra. Heryland (secretária de saúde) atenção especial principalmente com as comunidades mais distantes da sede do município e estou satisfeita com o que estou flagrando nesse momento. As farmácias abastecidas, médicos e enfermeiras trabalhando em plenas condições, com uma logística de apoio à disposição”.  Sobre a saúde ela concluiu dizendo que em breve os postos estarão recebendo mais equipamentos como, por exemplo, gabinete odontológico e reformas pontuais.

EDUCAÇÃO – A prefeita participou da programação que está sendo desenvolvida pela secretaria de educação com o objetivo de qualificar os docentes através do “Programa Coordenação Volante de Pedagogia”. Na região das Alvoradas o programa se divide em dois polos, um sediado na Cikel e o outro na Lagoa. O Programa foi criado com o objetivo de elevar o índice do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que nos últimos oitos anos chegou ao lastimável índice geral de 4.4 e em algumas escolas esse índice ainda cai para 3.3.

“Através desse programa que criamos, estamos avançando e estamos percorrendo todas as regiões de Amarante na incansável busca de mais qualificação dos nossos docentes. O intuito é resgatar o devido respeito à educação do nosso município”. Disse Edilson Vieira.

O secretário de agricultura, Zezinho Baiano, juntamente com o vereador Sebastião das Alvoradas, aproveitou para informar sobre os serviços que os tratores, recentemente adquiridos pelo município, farão naquela região. “Estamos cadastrando as famílias de agricultores e mapeando cada região e suas necessidades, para darmos inicio a esse trabalho”. Concluiu o secretário.

Representante da região, o vereador Sebastião disse que “é esse tipo de atitude que o povo aplaude; uma prefeita que visita, conversa, se comprometa e realiza as ações”.

Joice Marinho ainda acompanhou as obras de instalação de um sistema de abastecimento de água no povoado Alvoradinha, que certamente resolverá um antigo problema do povoado. Foi o que nos afirmou o senhor Pedro Cipó – líder comunitário.