Amarante do Maranhão- Prefeitura fortalece ações do CadÚnico durante a pandemia

Com as adversidades impostas pela pandemia, a Secretaria Municipal de Assistência Social teve que organizar mais uma vez o fluxograma de atendimento do CadÚnico para melhor atender os usuários do município. Graças também a estrutura oferecida pela atual gestão os atendimentos não foram interrompidos, e vêm ocorrendo sem tumultos e dentro das normas de segurança contra a Covid-19. Segundo explicou, André Santos, coordenador do CadÚnico, as maiores demandas do setor são relacionadas ao Bolsa Família como, por exemplo, desbloqueio de cartão, reversão de cancelamento, recadastramento e inclusão.

*Sobre o CadÚnico* – O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema do Governo Federal que identifica as famílias brasileiras de baixa renda – que recebem até três salários mínimos ou meio salário por membro familiar. Atualmente, 7. 242 famílias de Amarante do Maranhão estão inseridas no CadÚnico, sendo que mais de 5.118 são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Inscritos no Cadastro Único, podem participar dos seguintes programas:

·         Bolsa Família

·         Bolsa Verde- Programa de Apoio à conservação Ambiental

·         Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI

·         Fomento- Programa de Fomento às atividades Produtivas Rurais

• Carteira do Idoso;
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  • Programa Brasil Carinhoso;
  • Programa de Cisternas;
  • Telefone Popular;
  • Carta Social;
  • Pro Jovem Adolescente;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Passe Livre para pessoas com deficiência;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

Os Estados e municípios também utilizam os dados do Cadastro Único como base para seus programas sociais: (Minha Casa Melhor, Cheque Bolsa Gestante e Vale Gás).

*(ASCOM/PMA)*

• 23/04/2021 11:07:00