Amarante do Maranhão 16 de Dezembro de 2017

Ações em alusão a campanha “Novembro Azul” são realizadas em Amarante

Atividades buscaram incentivar e promover o cuidado integral com a saúde do homem.

Para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata, a Prefeitura de Amarante por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou no município, durante todo o mês de novembro, uma série de atividades alusivas a Campanha “Novembro Azul”. Dentro da programação da campanha aconteceram palestras educativas, torneio de futebol, ciclismo e atendimento médico em dias e horários diferenciados nas Unidades de Saúde.

A Campanha teve inicio na cidade no dia 08 de novembro, quando a Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão de atendimento na Praça do Mercado, abrindo assim oficialmente as ações do “Novembro Azul”, deste dia em diante foram acontecendo diversas atividades de caráter informativo e preventivo, que buscaram contribuir com a redução da incidência dos casos de câncer de próstata em nosso município.

Em suas falas em todos os eventos que acompanhou a execução, a secretária de saúde, Heryland Duailibe, fez questão de sempre frisar a importância dos homens deixarem o preconceito de lado e cuidarem da sua saúde “ Nós sabemos que o câncer de próstata já tem levado muitos amarantinos, mas também sabemos que um diagnóstico precoce pode salvar vidas, por isso que campanhas como essa são importantes, porque tem o intuito de conscientizar e desconstruir preconceitos”, ressaltou a secretária.

Durante esse mês as Unidades Básicas de Saúde, que foram bastante procuradas pelos homens, abriram suas portas aos finais de semana, oferecendo atendimento exclusivo para o público masculino, como palestras, consultas urológicas, além de possibilitar a realização de exames preventivos (sangue com PSA e toque).

Em parceria com o Departamento de Esportes (DEL), a Secretaria de Saúde promoveu um torneio de futebol e um passeio ciclístico. No dia (25/11) ocorreu o I Torneio Masculino de Futebol Master em alusão a Campanha, que contou com a participação de 04 equipes, premiando o primeiro e segundo colocado, com troféus feitos exclusivamente para essa competição.

As ações alusivas ao “Novembro Azul” foram encerradas com um grande passeio ciclístico na Terça-Feira (28), que teve início no bairro Industrial, contando não só com a adesão dos homens, mas da população de forma geral , que abraçou a causa e pedalou pelas principais ruas da cidade.

Para a prefeita, Joice Marinho, o trabalho desenvolvido pela secretaria de saúde mostra o comprometimento de toda a equipe da pasta “Tudo o que foi feito durante essa campanha vem fortalecer a luta contra essa doença que já tem tirado a vida de diversas pessoas em nossa cidade, espero que os homens rompam esse preconceito de procurar o médico e cuidem melhor de sua saúde”, destacou Joice.